quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Gibis do Cascão






Cascão é a personagem de HQ criado por Maurício de Sousa em 1963. Fora inspirado num menino que Maurício conhecera em Mogi das Cruzes, que tinha esse apelido por ser muito sujo. Sua principal característica é sua mania de não tomar banho e sua paixão pela sujeira. Vários vilões o perseguem para acabar com isso, como Dr. Olimpo (neurótico por limpeza), as gêmeas, Cremilda e Clotilde (idem) e Capitão Feio (vive nos esgotos e não quer outro sujo concorrendo com ele, mas às vezes acaba ajudando Cascão).
Adora jogar futebol, sendo o mais habilidoso dos personagens da Turma da Mônica neste esporte. Ele é namorado da Cascuda. Mesmo não desejando, sempre participa dos planos infalíveis do Cebolinha (ele aceita só porque o roteiro manda) contra a Mônica, e geralmente leva o plano a acabar falhando.
Assim como Mônica, Cebolinha e Magali, também possui sua própria revista em quadrinhos, circulando desde 1982. Possui um animal de estimação: o porco chamado Chovinista. É praticamente um "clone" do dono: odeia água, já foi perseguido pelas gêmeas Cremilda e Clotilde em uma historinha, tem medo de chuva… Mas desde a historinha "Águas passadas não lavam porquinhos", onde Chovinista salvou Cascão de um banho tomando-o no lugar do dono, o porquinho adora ficar limpinho. Cascão também é dono de uma minhoca de pelúcia, chamada Jujuba.
De vez em quando, Chovinista vai brincar com o Torresmo no sítio do Chico Bento. Ele leva muita coisa a sério, toda vez que o seu dono conta historinhas, ele faz a situação acontecer com o personagem mais parecido com a história.



Gibi do Cascão ( Editora Abril ) - Numero 1

Gibi do Cascão ( Editora Panini ) Numero 1

Varios Gibis

Cascão nº386

 


Cascão nº241

 


Editora GLOBO - 1996

Almanaque do Cascão nº3

 


Editora GLOBO - 1988

Editora GLOBO - 2004

Cascão nº393
Editora GLOBO - 2002

Cascão nº239

 


Editora GLOBO - 1996

Almanaque do Cascão nº9

 



Blog do Toninho (toninho05)

Um comentário:


Flash House

Flash House

Flash Back

Flash Back

Flash Dance

Flash Dance