Thaíde & DJ Hum, nome artístico de Thaíde (Altair Gonçalves) e DJ Hum (Humberto Martins), foi uma dupla musical brasileira. Se conheceram numa festa em São Paulo, na década de 1980. Humberto era DJ e Thaíde dançava break. O primeiro trabalho dos dois foi lançado na coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua" (1988), que continha as faixas "Corpo Fechado" e "Homens da Lei". A partir daí, foram marcando seus nomes na cena do hip-hop brasileiro e lançaram vários outros discos. Hoje em dia, a dupla se apresenta em diversos lugares, boates, periferia, e ministram cursos de DJ e de rap. Thaíde fazia parte do grupo Academia Brasileira de Rimas.
Hip- Hop - Cultura de Rua
Hip-Hop Cultura de Rua é a primeira coletânea de rap brasileira, lançada em 1988, uma semana antes do LP Consciência Black, Vol. I. Enquanto o Consciência Black lançava o grupo Racionais MC's, o Hip-Hop Cultura de Rua lançou a dupla Thaíde & DJ Hum.
Além da dupla, foram lançados os grupos Código 13, MC Jack, e O Credo. Os produtores foram Nasi e André Jung, ambos da banda de rock Ira!, que produziram as musicas do Thaide e DJ Hum, Akira S produziu as musicas d'O Credo e Dudu Marote, da banda Tarsila, produziu MC Jack e Código 13.
O Credo havia sido convidado pela Gravadora Eldorado para gravar um LP solo. Como não possuiam musicas suficientes, convidaram os outros grupos para participarem da coletanea. Os idealizadores do LP foram Ruberval Marcelo (MC Who, d'O Credo), Gilson Fernandes e Vagner Garcia, da Gravadora Eldorado.
Anderson Ferreira vocalista do C13
Faixas
- Corpo Fechado - Thaíde & DJ Hum
- Código 13 - Código 13
- Centro da Cidade - Mc Jack
- O Credo - O Credo
- Deus, a Visão Cega - O Credo
- Homens da Lei - Thaíde & DJ Hum
- Gritos do Silêncio - Código 13
- Calafrio - MC Jack
- A Minha Banana - Mc Jack
- Vício - Mc Jack
- Cidade Maldita - Mc Jack
- Loucura - Código 13
- Teu Negócio É Grana - Código 13
- A Garota Da Casa - Código 13
Thaide e DJ Hum - Sr. Tempo Bom
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário