Afrika Bambaataa é o pseudônimo de Kevin Donovan (Bronx, Nova York, 19 de abril de 1957) é um DJ estado-unidense e líder da Zulu Nation, reconhecido como fundador oficial do Hip Hop.
Nasceu e foi criado no Bronx e, quando jovem, fazia parte de uma gangue chamada Black Spades (Espadas Negras, em português), mas viu que as brigas entre as gangues não levariam a lugar nenhum. Muitos dos membros originais da Zulu Nation também faziam parte da Black Spades, que era uma das maiores e mais temidas gangues de Nova York. Bambaataa se utilizou de muitas gravações já existentes de diferentes tipos de música para criar Raps. Usando sons, que iam desde James Brown (o pai do Funk) até o som eletrônico da música “Trans-Europe Express” (da banda européia Kraftwerk), e misturando ao canto falado trazido pelo DJ jamaicano Kool Herc, Bambaataa criou a música “Planet Rock”, que hoje é um clássico. Bambaataa também foi um dos líderes do Movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre da Soul Music estava preso e, anos depois, foi o primeiro artista a trabalhar com James Brown, gravando “Peace, Love & Unity”. Bambaataa criou as bases para surgimento do Miami Bass, Freestyle (gênero musical), ritmos que infuênciaram o Funk Carioca.
Planet Rock: The Album foi um álbum lançado em 1986 como uma coleção anterior de singles. A música "Planet Rock", foi um dos primeiros sucessos do hip hop e continua sendo uma de suas gravações pioneiras. O timbre inclui um sample do grupo alemão Kraftwerk com os créditos da composição. Na criação da trilha, trechos de "Numbers" e "Trans Europe Express" foram interpolados (regravada no estúdio, em vez do uso de um amostrador digital), juntamente com as partes das músicas do Capitão Sky e Ennio Morricone. "Planet Rock" também é citado como o primeiro disco de Electro Funk da história. Foi classificado pela revista Rolling Stone o #240 em sua lista das 500 melhores músicas de todos os tempos. A Slant Magazine listou o álbum em #84 em sua lista de "melhores álbuns da década de 1980". O álbum também foi incluído no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer, lançado no Brasil pela editora Sextante.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário