quinta-feira, 26 de maio de 2016

Earth, Wind & Fire



O Earth, Wind & Fire é uma banda renomada dos Estados Unidos fundada em 1969 por Maurice White, a banda domina diferentes estilos musicais como funk, R&B, disco music e soul.
 A história do Earth, Wind & Fire começa em Memphis, em 1941, onde nasce Maurice White, fundador da banda. Em plena adolescência, ele e a família se mudam para Chicago, onde Maurice começa a trabalhar como baterista da gravadora Chess Records. Em 1967, passa a integrar o Ramsey Lewis Trio por pouco tempo, pois em 1969 ele se junta a mais dois amigos, Wade Flemons e Don Whitehead, e conseguem assinar contrato com a gravadora Capitol Records, sob o nome de "Salty Peppers". Porém Maurice achou que o nome da banda não caía tão bem, então resolveu mudar o nome de "Salty Peppers" para "Earth, Wind & Fire", nome baseado no signo de Sagitário (signo de Maurice). Na astrologia, o signo de sagitário tem como elemento de regência natural o fogo e regências sazonais em terra e vento. Ainda em 1969, entram na banda o vocalista Sherry Scott e o percussionista Phillard Williams e, em 1970, o irmão mais novo de Maurice, Verdine, entra como baixista, tendo Michael Beale na guitarra, Chester Washington na bateria, Leslie Drayton no trompete e Alex Thomas como trombonista, - que inicialmente era o arranjador da banda - e Flemons nos vibes, piano elétrico e vocais. Já em estúdio, em 1970 lançam o primeiro auto-intitulado disco da carreira e, em 1971, o álbum The Need Is Love, que trazia o single "I Think About Lovin' You".



Após o lançamento de The Need Is Love, a banda se desmanchou, ficando apenas os irmãos White e, imediatamente após a saída dos músicos, Maurice e Verdine começaram a trabalhar numa nova formação. O primeiro membro a entrar na banda foi Jessica Cleaves nos vocais, Ronnie Laws no saxofone, Roland Bautista na guitarra, Larry Dunn nos teclados, Ralph Johnson na percussão e Philip Bailey nos vocais e percussão.
Com uma nova formação e uma nova gravadora, a Columbia CBS, lançam o disco Last Days and Time, que trazia canções como "Where Have All The Flowers", "Make It With You" e a canção Power, onde Maurice introduz pela primeira vez na banda a Kalimba (instrumento musical africano), que é marca registrada do grupo até hoje. Em 1973 sai o álbum Head To The Sky, que rendeu os dois primeiros sucessos, "Evil", co-escrito por Maurice e Philip, e a faixa título "Keep Your Head To The Sky", ambos ficando entre as 30 melhores R&B. No ano seguinte, o álbum "Open Our Eyes" trazia canções como "Mighty Mighty", que ficou entre as 30 primeiras na parada pop americana, e "Devotion", que continha uma mensagem espiritual muito profunda.


Earth, Wind & Fire - Let's Groove





Earth, Wind & Fire 


Blog do Toninho

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flash House

Flash House

Flash Back

Flash Back

Flash Dance

Flash Dance