quinta-feira, 2 de maio de 2013

Too Short






Todd Anthony Shaw (28 de abril de 1966), mais conhecido por Too $hort, é um rapper americano que iniciou sua carreira aos 14 anos de idade em Oakland, Califórnia. Too $hort vendeu cerca de 11 milhões de álbuns nos Estados Unidos e possui 18 álbuns produzidos.

 Too $hort nasceu Todd Anthony Shaw em 28 de abril de 1966 em South Central, Los Angeles, e foi criado em East Oakland, Califórnia. No início da década de 1980, Short começou a produzir raps personalizados (chamados "pedidos especiais") para as pessoas com seu amigo de escola, Freddy B. Em 1983, Too Short lançou seu primeiro álbum, "Don't Stop Rappin'", um EP de 5 faixas, na gravadora local 75 Girls. Este e seus próximos três lançamentos (Players, Raw, Uncut and X-Rated e Born to Mack) apresntaram simples batidas de caixas de ritmos. Em 1986, Too Short e Freddie B. fundaram a gravadora Dangerous Music para distribuir sua música regionalmente. Dangerous Music depois mudou de nome para Short Records, em seguida Up All Nite Records. Com o lançamento de "Life Is...Too Short" em 1989, $hort passou a usar vários samples de funk em suas batidas.
 
Vários dos temas de Too Short são semelhantes aos das obras do autor Iceberg Slim. No entanto, Too $hort fez várias músicas incentivando as pessoas a sobreviver, interromper o uso de drogas, a não ser uma gangster e conseguir dinheiro. Tais canções incluem hits famosos, como "The Ghetto" e "Gettin 'It".
Too $hort influenciou muitos rappers que reivindicam a si mesmos como cafetões ou para viver a vida como cafetão assim como Snoop Dogg. Seu uso extravagante da palavra "Bitch" (Vadia, pronunciada como BeeITCH ou Biatch) que ele tem usado desde o Born to Mack, foi pego e imitado por vários outros rappers (e popularizado no mainstream por Snoop Dogg) e foi transformado em uma gíria popular utilizada em outras mídias, como rádio, televisão e filmes. Outros artistas ganharam muita influência de suas letras, que incluem Mac Dre, Snoop Dogg, E-40, Lupe Fiasco, 4-Tay Rappin', Mac Mall, Tha Dogg Pound, Jay-Z, MC Eiht, Spice 1, Eminem, Young Buck, Turf Talk, 50 Cent, UGK, TI, The Pack, O Luniz, Ludacris, entre inúmeros outros. Para o seu último álbum Too Short colaborou com muitos rappers do Sul como Lil Jon. Isso deu um novo ar de Dirty South e Crunk a suas músicas.




Too $hort - I Ain't Trippin' 










...


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Flash House

Flash House

Flash Back

Flash Back

Flash Dance

Flash Dance