sexta-feira, 25 de março de 2011

Trem da Alegria



Trem da Alegria foi um grupo musical infantil criado em 1984 pelo produtor e compositor Michael Sullivan . Fez sucesso entre o público infantil e juvenil entre 1985 a 1992, o grupo lançou oito álbuns, que venderam ao todo aproximadamente seis milhões de cópias.



O grupo começou em 1984, apenas com Luciano Nassyn e Patrícia Marx, então, ex-participantes do 1º Festival Internacional da Criança exibido pelo SBT, no qual Patrícia levou o segundo lugar e Luciano o quarto. Convidados por Michael Sullivan e Paulo Massadas, a dupla gravou o disco Clube da Criança com Xuxa e Carequinha, além das participações especiais de Vanusa, Djavan, Sérgio Mallandro, Pelé, Roupa Nova, entre outros . A dupla estourou no Brasil todo com as músicas Carrossel de Esperança e É de Chocolate conquistando a vendagem de mais de 300 mil cópias.
Em 1985, já formavam um trio incluindo Juninho Bill , e finalmente Trem da Alegria lançou seu primeiro LP, com muitas participações especiais e dois sucessos estrondosos: Dona Felicidade (com Lucinha Lins) e Uni, Duni, Tê (com The Fevers) , contando com as participações especias de Gal Costa, Xuxa, Carequinha, Pelé e o grupo Menudo. Este LP vendeu mais de 450 mil cópias.


No ano seguinte, 1986, o grupo aumentou com a entrada de Vanessa (que também participou do 1º Festival Internacional da Criança) e veio o apogeu do grupo . São duas músicas do segundo disco que viraram trilha sonora obrigatória das festas infantis: He-Man e Fera Neném (música onde o Juninho Bill afirmava querer ser presidente do Brasil ) com Evandro Mesquita fazendo um dueto com Juninho Bill, esse disco como todos os outros trouxe a música Na Casca do Ovo com a participação especial de Xuxa, assim como a do Silvinho, Roupa Nova e Joe. Esse disco foi um marco ao vender mais de 1.100.000 cópias .
Em 1987, Patrícia chegou a gravar algumas faixas do novo disco, mas em seguida deixou o Trem da Alegria devido as transformações da adolescência (reaparecendo no segundo semestre do mesmo ano em carreira solo, com o hit Festa do Amor ). Patricia foi substituida por Fabíola Braga, a amazonense de sete anos passou a integrar o grupo junto com Juninho Bill, Luciano e Vanessa. O grupo lançou neste mesmo ano o disco Thundercats. O sucesso continuou grande com Piuí Abacaxi (com participação de Xuxa), Orquestra dos Bichos, A Dança do Canguru e Thundercats a faixa principal. Esse álbum vendeu mais de 850 mil cópias, também nesse ano o grupo chegou a cantar no estádio Maracanã. Fabíola Braga ficou até o fim daquele ano.
Em 1988 houve a entrada de Amanda Acosta . Assim a formação de 1988 contava com Luciano, Vanessa, Juninho Bill e Amanda que mantiveram o sucesso por todo o Brasil. É desse LP os sucessos Iô-iô, Xa-xe-xi-xo-Xuxa e os duetos românticos Pique pega-Pique esconde na voz de Luciano e Vanessa e Pra ver se cola na voz de Juninho e Amanda. Esse disco também fez um enorme sucesso alcançando a vendagem de meio milhão de cópias.Nessa época o grupo já tinha atingido a marca de 3 milhões de cópias vendidas.
No mesmo ano, também marca a despedida de Luciano e Vanessa do grupo, ambos já deram sinais claros de estarem na adolescência. Assim, os solos deles, De Repente Califórnia e Momento Bombom, explicaram o motivo da saída, pois Luciano tenta carreira solo e Vanessa forma dupla com Luan, seu atual marido.


Em 1989, Rubinho é escolhido como novo integrante, e assim pela primeira vez, o Trem da Alegria teve seus integrantes na mesma faixa da idade. O grupo emplaca dois sucessos consideráveis: Jaspion-Changeman e Pula Corda. Esse disco atinge a marca de mais de 450 mil cópias vendidas antecipadamente . Esse ano também marca a estreia do Trem no cinema em Princesa Xuxa e os Trapalhões . Com o lento declínio do gênero musical infantil no país devido a vários fatores, como o surgimento de novos gêneros (lambada e outros), o Trem da Alegria vê seu sucesso começar a esvair-se lentamente.
Em 1990, o Trem da Alegria tentou embarcar no sucesso da Lambada, com as músicas Lambada da Alegria e Lambada Danada e, embora tenham conquistado mais um disco de ouro empurrado pela fama do grupo, o mesmo fez pouco sucesso. Neste ano o grupo visitou Luanda e Portugal, onde foi a primeira e única turnê internacional.
Em 1991 a banda faz um concurso para escolher um novo integrante através da antiga Rádio Cidade, tendo em vista que o Juninho Bill já era um adolescente de 14 anos e provavelmente iria deixar o grupo. O escolhido entre mais de 10.000 inscrições é o garoto Rick Bueno, porém a gravadora acha melhor Juninho não sair, e o grupo volta a ser um quarteto novamente, desta vez com três meninos, e ainda emplaca dois sucessos consideráveis, Lobisomem e Tartaruga Ninja, mas os tempos eram outros e a música infantil havia sido relegada a segundo plano.
Em 1992, já sem o Rick, e com os integrantes se tornando adultos, a banda ainda emplacou mais um sucesso, a música Alguém No Céu que fez parte da trilha sonora da novela das oito, De Corpo e Alma e lançaram seu último LP que era uma compilação dos maiores sucessos com quatro músicas inéditas e também este álbum foi lançado em CD. No fim daquele ano, o grupo encerra suas atividades.
Propositalmente, a ultima apresentação televisionada do grupo se deu em 31 de Dezembro de 1992, no, também, ultimo programa do Xou da Xuxa, aonde o Trem da Alegria, que havia sido a primeira atração musical apresentada no primeiro programa, em 30 de Junho de 1986, foi, também, a ultima atração musical apresentada no ultimo programa. Durante essa última apresentação Xuxa, Amanda, Juninho, várias paquitas, paquitos e pessoas da platéia choraram.


 Na tentativa de reaver o mercado de grupos infantis, o grupo foi recriado em 2002 . A nova formação gravou dois CDs, um com músicas inéditas e algumas das antigas formações de Trem da Alegria, e um CD-Vídeo com regravações de outros artistas. O novo Trem da Alegria se apresentou em diversos programas de televisão em quase todas as emissoras de TV do Brasil, além de terem ficado em temporada no Teatro Gazeta em São Paulo, com o que eles chamavam de um Pocket Show. A tentativa de reviver o grupo não durou mais de 2 anos.


Trem da Alegria ( Clube da Criança )




Trem da Alegria ( 1986 )


Trem da Alegria ( 1987 )

Trem da Alegria ( 1988 )


Trem da Alegria  (1989)


Trem da Alegria ( 1990 )


Trem da Alegria ( 1991 )


Trem da Alegria ( 1992 )


Trem da Alegria ( 1999 )








Trem da Alegria - Uni Duni Tê





 

Trem da Alegria


Blog do Toninho

...

5 comentários:

  1. poxa amigo valeu mesmo eu estava a procura desses cds vc min ajudou d++++ agora mib responde uma coisa pra baixar tenho que clicar em cima de todos os nomes TONINHO

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo tinha como vc repostar o disco de 1991?Ficarei grato!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog, poderia postar novamente o O TREM DA ALEGRIA 1992 E FOCUS...Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Parabéns...Poderia postar novamente TREM DA ALEGRIA 1992 e FOCUS. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, cara, mesmo!

    ResponderExcluir


Flash House

Flash House

Flash Back

Flash Back

Flash Dance

Flash Dance